O solo é o suporte das plantações
Conhecer a fertilidade do solo e os requisitos nutricionais das plantações de eucalipto é determinante para promover a produtividade dos povoamentos.
O solo é um importante recurso natural para a gestão sustentável das plantações florestais, incluindo as de eucalipto. Sendo este um recurso natural não renovável e o substrato para o crescimento das plantas e a produção vegetal, a manutenção da sua qualidade ao longo dos ciclos de exploração florestal é uma componente chave da sustentabilidade de um ecossistema de produção florestal.
A classificação do solo consiste em agrupar diferentes tipos de solo em função das suas semelhanças permitindo identificá-los e catalogá-los utilizando uma nomenclatura nacional ou universal como por exemplo o World Reference Base for Soils Resources (WRB/FAO). Considerando o nível categórico mais elevado desta classificação, em Portugal as plantações de eucalipto encontram-se sobretudo em Leptosols, Regosols, Cambisols, Umbrisols, Arenosols e Podzols.
A tipologia de um solo reflete um conjunto de características próprias, como sejam físicas (e.g. textura, pedregosidade), químicas (e.g. teor de nutrientes) e morfológicas (e.g. tipo e espessura de horizontes), que vão ter influência decisiva na capacidade produtiva do mesmo. Assim, diferentes tipos de solo terão diferentes potenciais produtivos pelo que, conhecendo o tipo de solo da área a florestar, poderá ter-se logo à partida uma noção do seu potencial produtivo bem como das suas limitações e, assim, implementar as práticas silvícolas mais adequadas.
A avaliação da fertilidade do solo assume especial importância para o cultivo de eucalipto, pois de modo geral os solos florestais portugueses apresentam níveis baixos de alguns nutrientes, principalmente fósforo e azoto. A análise do solo é uma importante ferramenta de diagnóstico da sua fertilidade, uma vez que permite avaliar a quantidade extraível de um nutriente que mais se relaciona com a fração passível de ser absorvida pela planta ao longo do seu ciclo de vida.
Saiba como avaliar a fertilidade do solo e como interpretar os resultados da análise em www.e-globulus.pt.