Pinhal interior vai receber 146 milhões
Programa de Revitalização resultou em mais de 400 projetos e o Programa de Transformação da Paisagem volta a contemplar esta área.
As medidas do Programa de Revitalização do Pinhal Interior(PRPI) resultaram em mais de 400 projetos e num investimento de 146 milhões de euros. Estes números foram anunciados pela Secretaria de Estado da Valorização do Interior e, entre as medidas, destacam-se o cadastro simplificado, os benefícios fiscais de apoio à silvicultura, os investimentos na agricultura, no setor turístico e na recuperação dos territórios.
A secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, considera que o PRPI “foi muito importante num momento de alta vulnerabilidade”, e que agora o governo pretende olhar para este território juntamente com os 19 municípios que o constituem, “com um foco ainda maior e ver que projetos, que grandes projetos, verdadeiramente mobilizadores, são atrativos para as pessoas”.
O Pinhal Interior surge como uma das áreas envolvidas no Programa de Transformação da Paisagem, da responsabilidade do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, já aprovado em Conselho de Ministros. “É um programa amplo, com várias medidas, nomeadamente ligadas ao emparcelamento, aos condomínios de aldeia, mas que são muito importantes quando forem implementados no terreno, porque a questão da transformação da paisagem é essencial nestes territórios, em que temos maioritariamente florestas e aldeias com vulnerabilidade”, afirma Isabel Ferreira.