Tecnologia revoluciona o setor agroflorestal
CEiiA e Elio criam nova empresa para monitorização e digitalização de áreas agroflorestais, com recurso a drones e dirigíveis.
A tecnologia ao serviço do setor agroflorestal. É isso que a nova empresa criada pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto e a brasileira Elio (empresa de integração de tecnologia aeronáutica, sensores e algoritmos de Inteligência Artificial no mercado agroflorestal), pretende fazer, com a ambição de revolucionar o setor através da monitorização e digitalização agroflorestal, transformando “dados em insights de negócio”, diz o comunicado da Elio Tecnologia.
A jovem empresa, que está a nascer em Évora, visa a comercialização de novos serviços para o sector agrícola, tendo por base do projeto o desenvolvimento, industrialização e produção de veículos aéreos não tripulados, como drones e dirigíveis. Em causa está um dirigível inovador (o Elio Airship), capaz de percorrer grandes distâncias, e a utilização de Inteligência Artificial aplicada a uma lógica de Robot-as-a-Service.
No curto prazo, os parceiros deste projeto querem colocar no mercado europeu soluções que ajudarão a proporcionar ao sector agroflorestal maior eficiência, mais rendimento, mais inclusão digital e mais inovação tecnológica.