Novidades na plataforma e-globulus
O site de ajuda à silvicultura do eucalipto já permite mais opções na delimitação da propriedade e possibilidade de partilha de gestão técnica.
A plataforma e-globulus continua a melhorar a sua oferta de indicações técnicas de boas práticas silvícolas nas plantações de eucalipto. Esta ferramenta informática, de fácil utilização e gratuita, tem um módulo que permite obter detalhes técnicos personalizados sobre as fases de instalação, manutenção e gestão de talhadia de povoamentos de eucalipto, bastando introduzir a localização e características da propriedade a analisar. Agora, os utilizadores também têm à disposição mais uma opção para delimitar as suas propriedades, além de novas funcionalidades de registo e partilha de gestão.
Na delimitação da propriedade, além do upload via shapefile, é agora também possível a importação via KML, que permite carregar, de uma forma facilitada, propriedades já identificadas no Google Earth. Quanto ao registo, passa a poder ser feito no perfil de “técnico florestal”. A evolução nas funcionalidades do site manifesta-se também na possibilidade de “Partilha da Gestão Técnica”, que permite ao proprietário, caso entenda, selecionar uma entidade florestal que o poderá auxiliar na gestão silvícola da sua propriedade.
No balanço do primeiro ano do e-globulus.pt, que registou mais de 2 100 utilizadores, o coordenador Sérgio Fabres considera que “o projeto foi bem-sucedido”. Criado pela equipa do Instituto RAIZ, a originalidade do módulo de indicação técnica da plataforma deu mesmo lugar à submissão do pedido das patentes portuguesa, europeia e internacional. E o objetivo está traçado, como sublinha este responsável: “Queremos chegar a um maior número de produtores, por forma a incentivar a adoção de boas práticas e melhorar a gestão florestal como um todo, porque uma floresta cuidada produz mais.”
Saiba mais em https://www.e-globulus.pt/