Investigação desenvolve casaco de bombeiro inovador
Cientistas nacionais procuram soluções com tecidos e materiais que minimizem a carga térmica e as queimaduras.
Um projeto de Investigação & Desenvolvimento de Vestuário de Proteção Térmica, que envolve uma equipa de investigadores do CEFT (Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte), do CeNTI (Centre of Nanotechnology and Smart Materials) e do CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal), pretende criar um casaco de alto desempenho para bombeiros, otimizado para a gama de cenários observados nos incêndios florestais portugueses.
O vestuário protetor será baseado numa combinação de camadas de diferentes tecidos e serão estudados materiais com superfícies refletoras, materiais de mudança de fase, materiais antifogo e materiais isolantes. A investigação está a combinar as soluções e técnicas já disponíveis com designs baseados em ferramentas de Mecânica dos Fluídos Computacionais, para poderem simular o transporte de calor e massa através do equipamento, os efeitos da transpiração ao nível da pele e a resposta do corpo à exposição ao calor.
O casaco inovador, a que deram o nome de DIF-Jacket, tem já o interesse de uma empresa de desenvolvimento e construção de Vestuário de Proteção Térmica.