Instituto RAIZ integra rede da UNESCO
Um instituto de investigação florestal português, o RAIZ, acaba de ser incluído a Rede Portuguesa de Clubes UNESCO.
O RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel passou a fazer parte da Rede Portuguesa de Clubes UNESCO, grupos de pessoas (associações sem fins lucrativos, ONG, escolas, universidades, fundações, círculos culturais, sociais e administrativos da comunidade), de todas as idades, todos os horizontes, de todas as condições, que acreditam nos ideais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e a desejam apoiar na sua missão.
Enquanto Clube UNESCO, o RAIZ irá colaborar com instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, nas ações ligadas aos objetivos desta agência da ONU. Com esta parceria, um dos objetivos passará por contribuir para tornar a cidadania mais consciente e participativa, desenvolvendo materiais pedagógicos, e promovendo seminários e debates em torno do desenvolvimento sustentável da floresta.
O RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel é um centro de investigação privado, sem fins lucrativos, reconhecido como entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e como Centro de Interface – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia.
A sua ação pretende otimizar, numa ótica de custo/benefício, as vantagens competitivas da fileira silvo-industrial nacional e da The Navigator Company, garantindo a sua sustentabilidade.
Neste âmbito, desenvolve as suas atividades visando a produção e transformação de conhecimento em produtos, tecnologia e serviços nos domínios da floresta, pasta, papel e biorrefinarias de base florestal.
As atividades do Instituto são financiadas maioritariamente pela The Navigator Company, por outras entidades privadas, e por fundos públicos, nacionais e europeus.