O maior produtor de plantas melhoradas
Os Viveiros Aliança possuem pólos em Pegões, Tramagal e Penamacor com uma capacidade total de produção de cerca de 13 milhões de plantas por ano.
Quando se chega à Herdade de Espirra, no concelho de Setúbal, o que se vê não são estufas. Ao longo da estrada que segue para Pegões, sobressai uma área de sobreiros, outra de pinheiros e um eucaliptal que parece desenhado a esquadro. Rebanhos de ovelhas percorrem o terreno, e algures, fora da vista, existem ainda 40 hectares de vinha.
Nesta propriedade de 1 700 hectares, a área de viveiro ocupa apenas 20, dedicados sobretudo à produção do melhor eucalipto globulus clonal, mas onde se podem adquirir também cerca de 130 espécies de plantas ornamentais e mais de 30 outras espécies florestais.
A produção destas últimas está centralizada nos outros dois viveiros que integram os Viveiros Aliança, detidos a 100% pelo Grupo Navigator: o Viveiro da Caniceira, no Tramagal, especializado em eucalipto seminal melhorado, azinheira, sobreiro e pinheiro; e o Viveiro das Ferreiras, em Penamacor, de onde saem oliveiras e outras espécies autóctones, como o medronheiro e o carvalho.
Melhorar a floresta
Os três polos dos Viveiros Aliança são responsáveis pela maior produção de plantas melhoradas do país, com uma capacidade anual de cerca de 13 milhões de plantas, das quais 8,6 milhões são eucalipto clonal, e até 3,7 milhões de plantas de eucalipto seminal melhorado (produzidas a partir de semente testada, proveniente de pomares de produção de semente instalados pela empresa com árvores geneticamente melhoradas).
“O esforço de investimento da Navigator em investigação e na produção de plantas melhoradas destina-se não só para o consumo próprio, mas também para o mercado”, destaca Miguel Ferrinho, responsável pelo Departamento de Viveiros da The Navigator Company.
“A nossa missão é contribuir para uma floresta nacional mais produtiva, que proporcione aos proprietários mais rendimento e à indústria mais e melhor madeira”, diz Miguel Ferrinho.
“A nossa missão é contribuir para uma floresta nacional mais produtiva, que proporcione aos proprietários mais rendimento e à indústria mais e melhor madeira”, diz Miguel Ferrinho.
A companhia tem protocolos com organizações de produtores florestais, fornecedores de madeira e prestadores de serviços, para disponibilizar plantas a um preço especial, pois, como sublinha aquele responsável, a empresa assume “uma importante missão, que é contribuir para uma floresta nacional mais produtiva, que proporcione aos proprietários mais rendimento e à indústria mais e melhor madeira”.
Planta de categoria máxima: Testada
O que torna os Viveiros Aliança uma referência nas melhores plantas para reflorestação é o facto de todas as estacas de eucalipto ali produzidas serem o resultado de um vasto programa de melhoramento genético, focado no crescimento e sobrevivência da árvore, bem como nas características tecnológicas da madeira. Isso permite certificar a planta com a categoria máxima – “Testada”, que corresponde a plantas com características superiores comprovadas –, enquanto a maior parte das plantas de eucalipto no mercado apresenta apenas a categoria “Selecionada”.
Também por isso, o Grupo Navigator tem estabelecido parcerias com outros viveiros para lhes disponibilizar semente e planta melhorada de eucalipto, de forma a potenciar a capacidade de produção de planta melhorada para ser utilizada pelos proprietários florestais.