Verdín acolhe base aérea transfronteiriça
Portugal e Espanha vão partilhar a primeira base aérea conjunta para combate aos incêndios.
Com um investimento de nove milhões de euros, a primeira base aérea transfronteiriça entre Portugal e Espanha, vai ficar localizada em Verín, na fronteira junto a Chaves, distrito de Vila Real, e permitirá o combate aos incêndios florestais que ocorram em zonas de território nacional ou espanhol.
Na apresentação do projeto, denominado Interlumes, o vice-presidente da Junta da Galiza, Alfonso Ruedas, afirmou que os incêndios que “castigaram” esta área, onde existem muitas zonas protegidas, obrigam a “posições conjuntas”.
A nova base aérea terá capacidade para acolher vários tipos de aeronaves especializadas e irá aumentar a eficácia na luta contra os incêndios que se registam na fronteira entre os dois países, reforçando a capacidade operativa da resposta, mas também a identificação antecipada das zonas de risco.
O Interlumes foi aprovado a 25 de março no âmbito do programa de cooperação Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem este projeto elencado no seu plano de atividades de 2021.