Notícias

E-Redes aposta na gestão dos espaços florestais

Empresa vai investir até ao final do ano, 14,5 milhões de euros em ações nas faixas gestão de combustível junto às linhas de eletricidade.

rede eletrica

A E-REDES vai investir 14,5 milhões de euros em inspeção e intervenção nas zonas de proteção e nas faixas gestão de combustível junto às linhas de eletricidade, até final de 2021, para garantir a segurança das redes elétricas.

O anúncio foi feito por José Ferrari Careto, presidente do Conselho de Administração da empresa, garantindo que tem sido feita “uma aposta significativa no desenvolvimento de soluções inovadoras com vista à gestão, manutenção e monitorização das redes elétricas, com especial enfoque nos espaços florestais”. É o caso dos sistemas de monitorização da vegetação junto à rede de distribuição de eletricidade, da inspeção termográfica das linhas elétricas através de voos de helicóptero e a medição das distâncias de segurança com recurso a drones e imagens de satélite.

O gestor assegurou que a E-REDES é “uma das entidades integrantes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais que maior eficácia introduz na execução e manutenção das faixas de gestão de combustível da rede secundária, demonstrando que a tecnologia é um poderoso aliado na gestão eficiente e inteligente do material combustível”.

Neste âmbito, João Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, afirmou na III Conferência Gestão da vegetação que o Governo, com o apoio do programa Next Generation EU, irá investir no levantamento LiDAR, no modelo digital do terreno e na cobertura com imagens de satélite de muito alta resolução de todo o território nacional, “entre outros investimentos que serão realizados no âmbito da cartografia de referência”.