Controlo da vegetação aumenta a produtividade
Esta prática silvícola é especialmente vantajosa nos primeiros anos de crescimento das plantações ou talhadias.
O controlo da vegetação espontânea presente no terreno tem como principal objetivo reduzir o crescimento das plantas que competem com o eucalipto por água, luz e nutrientes. É, por isso, particularmente importante nos primeiros anos de crescimento das plantações ou talhadias.
Quando realizado de forma adequada, promove o aumento da produtividade dos povoamentos de eucalipto, com um acréscimo entre os 10% e os 30%, dependendo das condições edafoclimáticas (do clima e do solo), e um maior retorno económico da madeira produzida. Além de que facilita as operações de manutenção dos povoamentos como, por exemplo, a adubação.
O adequado controlo da vegetação promove um aumento de 10% a 30% da produtividade dos povoamentos de eucalipto e é importante para diminuir a carga de combustível vertical e horizontal e, assim, reduzir o risco de incêndios florestais.
Esta prática silvícola assume ainda especial importância para diminuir a carga de combustível vertical e horizontal no terreno e, assim, reduzir o risco de incêndios florestais. Nalgumas condições, é uma obrigatoriedade prevista pela legislação nacional.
Em termos ambientais, não é benéfica a remoção total da vegetação, pois esta promove, entre outros, a biodiversidade, a diversificação de habitats e a alimentação para a fauna local. Por isso, sempre que possível, deve ser privilegiado o controlo localizado da vegetação em redor das plantas de eucalipto ou ao longo da linha de plantação. No entanto, a presença de espécies invasoras constitui uma condição particular aquando do controlo da vegetação. Deve-se sempre procurar eliminar a sua totalidade no terreno, independentemente do método utilizado.
Quando deve ser realizada esta prática silvícola?
O controlo da vegetação é realizado principalmente nos primeiros anos do ciclo de crescimento das plantações de eucalipto, logo durante o primeiro ano em condições particulares, com o uso de sacha, e entre 1 e 6 anos de idade, antes do fecho de copas das plantas de eucalipto.
Embora possa ser utilizada durante todo o ano, desde que respeitadas as regras para o equipamento ou máquina escolhida para o efeito, e a legislação aplicável, o mais comum é realizar esta técnica na primavera ou no outono, quando a vegetação cresce mais devido à abundância de precipitação e às temperaturas amenas.
Como escolher o método de controlo da vegetação?
O método de controlo da vegetação depende da idade do eucaliptal e da sua dimensão, bem como do tipo e distribuição da vegetação presente no terreno. Embora a escolha do método dependa, em grande medida, da disponibilidade de equipamento ou maquinaria, recomenda-se privilegiar métodos de controlo localizados, que limitem o crescimento da vegetação em redor das plantas de eucalipto ou ao longo da linha de plantação, em alternativa ao controlo em área total (na linha e entrelinha da plantação).