Reportagens

Forestsim simplifica o processo de certificação

A plataforma da 2BForest envia alertas aos proprietários sobre as operações a realizar e poupa tempo aos técnicos de certificação no terreno.

“Quando a 2BForest nasceu, em 2016, foi com o intuito de fazer a diferença na certificação florestal”, começa por dizer Susana Brígido, diretora-geral da empresa, para explicar a criação da plataforma ForestSIM, desenvolvida especificamente para a gestão de áreas certificadas, como ferramenta de apoio aos grupos de Certificação da Gestão Florestal.

Com um histórico de implementar sistemas de certificação noutras entidades e um crescimento constante, a 2BForest começou a sentir que o sistema que existia, baseado em registos em excel e pastas partilhadas, com informação que nunca estava atualizada, era impraticável. Gabriela Cabral, do departamento de Certificação da empresa, recorda que “a gestão de informação era feita a copiar linhas de excel para excel e havia grande margem para erros”.

“Os membros mais ativos podem identificar tudo o que fazem sem precisarem de entrar em contacto comigo. Recebo notificações e sei quando a pessoa faz as operações. Os que usam, gostam da plataforma”, garante Jorge Sousa, engenheiro florestal da OFA

Começaram a discutir a necessidade de encontrar um sistema que automatizasse os procedimentos. As plataformas que existiam eram para uso exclusivo de outros grupos de certificação e a 2BForest queria criar algo que pudesse partilhar para diminuir a burocracia e dar mais tempo aos técnicos para estarem no campo a acompanhar a gestão. “Lançámos o desafio à The Navigator Company”, afirma Susana Brígido. “Nós demos o know-how técnico todo, contratámos uma empresa de informática e a Navigator suportou os custos de desenvolvimento e partilhou a sua experiência”, acrescenta.

Em setembro de 2019 a ForestSIM, compatível com os sistemas de certificação FSC® e PEFC, estava em fase de testes, envolvendo a 2BForest e os seus parceiros, e duas entidades piloto, a APAS Floresta e a Associação para a Certificação Florestal do Minho-Lima. A plataforma entrou em funcionamento no universo 2BForest em março de 2020, mesmo antes da pandemia e, em dezembro desse ano, teve o primeiro cliente externo, a Afloeste, seguida da Associação para a Certificação Florestal do Pinhal Interior Norte (ACFPIN) e da FNAPF – Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais.

Vantagens no terreno

Jorge Sousa, engenheiro florestal da OFA – Organização Florestal Atlantis, que promove certificação de grupo, foi um dos parceiros da 2BForest que participaram no processo de criação e melhoramento da plataforma. Agora é um dos utilizadores, congratulando-se por conseguir centralizar toda a informação de forma uniforme, desde os dados do proprietário e dos prédios às atividades realizadas, passando pelo enquadramento legal da área e a projeção do que vai acontecer nos próximos cinco anos ou até ao corte. A poupança de tempo é real, especialmente na parte processual de caracterização dos terrenos, porque a produção cartográfica dentro da plataforma é automática. “Antes, só o registo de um membro podia demorar uma manhã, ou um dia inteiro, e agora faço-o em duas horas”, confessa.

Também vê vantagens para o proprietário, que agora se pode registar online. “Os membros mais ativos podem identificar tudo o que fazem sem precisarem de entrar em contacto comigo. Recebo notificações e sei quando a pessoa faz as operações. Os que usam, gostam da plataforma”, garante Jorge Sousa. Para os que não têm competências informáticas, que são ainda cerca de 90%, continua a criar um dossier físico com toda a informação.

A avaliação da ForestSIM por Rute Santos, coordenadora técnica da APAS Floresta, também foi desde logo positiva. “Permite gerir toda a parte documental e de monitorização do sistema de forma mais eficaz e obter automaticamente informação que teria de ser recolhida manualmente, o que é difícil com 450 membros. Além disso, agora já não há esquecimentos, pois o sistema tem alertas.” Dos contactos com os colegas que trabalham noutras plataformas, sabe que esta “faz mais do que as outras” e, da sua experiência, o ganho de tempo está, sobretudo, na ligação automática da plataforma a um sistema de informação geográfica que permite desenhar a propriedade ou importar informação de fora sem ter de andar a pesquisar nos mapas.

Veja neste vídeo tudo o que pode encontrar na plataforma: https://www.youtube.com/watch?v=04_ahbLepWI.