Notícias

Navigator avança com restauro ecológico de 110 hectares

A The Navigator Company, em parceria com o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, vai proceder ao restauro ecológico de uma área de 110 hectares, no concelho de Idanha-a-Nova, através do Zambujo reCover – Projeto de requalificação florestal e proteção de solos.

A iniciativa integra a estratégia da Companhia para a Conservação da Biodiversidade, que visa aumentar o valor ambiental dos habitats florestais naturais e seminaturais na herdade do Zambujo, uma propriedade em pleno Parque Natural do Tejo Internacional, e na Zona de Proteção Especial do Tejo Internacional, Erges e Pônsul, área classificada como Rede Natura 2000.

Nos cerca de 105 mil hectares de floresta Navigator em Portugal, estão identificadas mais de 250 espécies de fauna e mais de 900 espécies e subespécies de flora, e 12.900 hectares (12% do total) são Zonas de Interesse para a Conservação

As intervenções, numa área equivalente ao tamanho de 110 campos de futebol, decorrerão, na sua maioria, ao longo de 2023, com a promoção de habitats de azinhal e montado, e também a rearborização e adensamento com azinheiras, bem como a conservação de solos.

Em 2022, antes do início do projeto, tinham já sido identificadas nesta propriedade mais de uma centena de espécies de flora e de fauna, como o abutre-preto e a águia-real, que se destacam pelo grau de ameaça ou estatuto de conservação. Haviam também sido mapeadas várias Áreas de Alto Valor de Conservação, de que são exemplo as escarpas cobertas de vegetação que proporcionam a retenção do solo; construções centenárias como o “Muro Alto”, um muro apiário destinados a proteger os cortiços da ação de predadores e de outros perigos; e diversos monumentos megalíticos, como antas e uma mamoa.

O orçamento global da iniciativa, superior a €225.774, tem financiamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito da medida “Apoio à transição climática/Resiliência dos territórios face ao risco: Combate à desertificação através da rearborização e de ações que promovam o aumento da fixação de carbono e de nutrientes no solo”.

Nos cerca de 105 mil hectares de floresta Navigator em Portugal, estão identificadas mais de 250 espécies de fauna e mais de 900 espécies e subespécies de flora, e 12.900 hectares (12% do total) são Zonas de Interesse para a Conservação.

Tendo a Sustentabilidade como um dos seus valores corporativos, a Companhia é uma das signatárias da iniciativa act4nature Portugal, promovida pelo BCSD Portugal, que incentiva uma melhor integração do capital natural nos modelos de negócio e cadeias de valor das empresas.