UNAC desenvolve projeto dedicado ao sobreiro
Organik Oak visa estudar e promover práticas de conservação do solo e de fertilização orgânica para combate à desertificação.
A UNAC – União da Floresta Mediterrânica, em parceria com o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, lidera o projeto Organik Oak, que tem como objetivo demonstrar o efeito benéfico da adoção de práticas de conservação do solo e de fertilização orgânica no aumento da resiliência às alterações climáticas do montado de sobro e na fertilidade dos solos.
O projeto decorre até dezembro de 2023, numa plantação de sobreiros em Ponte de Sor e outra em Montemor-o-Novo. As duas localizações permitem estudar solos de diferentes famílias e sobreiros com idades diversas.
Durante o período de ensaio estão a ser aplicados no solo compostos orgânicos, nomeadamente de estrume e húmus de biomassa florestal, que são promotores do crescimento dos sobreiros e da melhoria das condições de desenvolvimento das plantas na fase inicial. Está também a ser avaliada a instalação de pastagens seminaturais sob coberto e a melhoria da vegetação com a introdução de espécies leguminosas adaptadas às condições locais.
Os resultados estão a ser recolhidos através da monitorização de vários parâmetros, para demonstrar que é possível, de forma mais orgânica, aumentar o nível de retenção de carbono no solo e aumentar a retenção de água e a sua capacidade de fornecer nutrientes às plantas, estimulando a atividade microbiológica e promovendo a biodiversidade, e melhorando as condições de regeneração do montado de sobro.
Paralelamente ao ensaio de campo, decorrem ensaios em vasos, em condições controladas, no Horto Química Agrícola Professor Boaventura de Azevedo.
O Organik Oak tem um montante aprovado na ordem dos 223 mil euros e é financiado no âmbito do Compete 2020.