MODELO INOVADOR PARA REARBORIZAR MINIFÚNDIOS
Uma nova solução para a preparação dos terrenos, a custos reduzidos, promove floresta mais produtiva e rentável
Um novo modelo de rearborização aplicado ao minifúndio promove a produtividade florestal, apresentando soluções ambientalmente ajustadas e vantagens económicas face a práticas tradicionais. O modelo foi desenvolvido pela The Navigator Company com a colaboração da Fravizel – Metalomecânica e Engenharia, e já está a ser aplicado na floresta de minifúndio.
Em termos práticos consiste no arranque dos cepos, aproveitando a totalidade das raízes no reforço dos níveis de matéria orgânica; na mobilização do solo com recurso a uma nova alfaia adaptável a pequenos tratores florestais; e na recuperação local dos cepos para aproveitamento energético (lenha ou central de biomassa).
“As florestas de eucalipto, choupo e de pinho do minifúndio estão envelhecidas e precisam ser renovadas. A disponibilização de novos equipamentos, ajustados às condições do minifúndio, reduzem os custos das operações e facilitam a rearborização, para que se tenha uma floresta mais segura, mais produtiva e mais rentável”, afirma José Luís Carvalho, coordenador de Inovação e Desenvolvimento Florestal da Navigator.