Congresso Internacional dedicado ao pinheiro-manso
Lisboa recebe, de 21 a 23 de novembro, o evento Pinea Spot, que discute os resultados da investigação recente sobre esta espécie.
O Centro de Competências do Pinheiro-manso e Pinhão (CCPMP) organiza em Lisboa, entre 21 e 23 de novembro, o Congresso Internacional Pinea Spot, totalmente dedicado à investigação do pinheiro-manso e destinado a investigadores, técnicos, gestores e produtores florestais.
O grande valor económico do pinheiro-manso reside na sua semente, o pinhão, no entanto, o CCPMP ressalva que as florestas de pinheiro-manso são também sistemas com importantes funções ambientais, como o combate à desertificação e a promoção da biodiversidade, e de produção lenhosa (madeira e biomassa para energia) e não lenhosa (pastagens, resina e casca).
Em Portugal, avança a organização, o pinheiro-manso representa 6% da floresta e, entre 2005 e 2015, a sua área aumentou 20,7 mil hectares. Face aos atuais desafios climáticos e económicos da fileira, o Pinea Spot surge, sete anos depois do congresso AGROPINE – 2nd International Meeting on Mediterranean Stone Pine for Agroforestry, com vista a discutir e refletir sobre os resultados obtidos pelos projetos que, entretanto, decorreram a nível nacional e internacional.
O objetivo é identificar lacunas no conhecimento e estabelecer novas prioridades na investigação do pinheiro-manso e na gestão florestal, refletindo sobre a evolução dos mercados e a valorização de outros produtos e serviços. Encontra toda a informação sobre o congresso aqui.