Notícias

Eventos agroflorestais já agendados para 2024

Saiba quando decorrem três dos maiores certames agrícolas nacionais e o Seminário Segurança no Trabalho Florestal.

Já são conhecidas as próximas datas de realização de alguns dos principais certames agroflorestais do país.

Em Março, entre os dias 21 e 24, o Altice Forum Braga recebe a 56.ª AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação. Num espaço com mais de 25 mil metros quadrados de exposição, haverá para lugar conferências e seminários, demonstrações, apresentações e degustações, com atividades paralelas promovidas por parceiros da organização, além dos tradicionais concursos pecuários.

A Ovibeja celebra este ano o seu 40.º aniversário com seis dias de feira, mais um do que é habitual: irá decorrer de 30 de abril a 5 de maio, no Parque de Feiras e Exposições de Beja. Nos cerca de 10 hectares de exposição, haverá cinco pavilhões; quatro auditórios para conferências, seminários e workshops; picadeiros; um campo agrícola de demonstração e comercialização de equipamentos; além da arena de concertos e das áreas de restauração. A ACOS – Agricultores do Sul, organizadora do evento, promete uma programação especial sob o tema “40 anos de associativismo” e prevê receber 200 mil visitantes.

Também há números redondos na edição da FNA24: será a 60.ª Feira Nacional de Agricultura e a 70.ª Feira do Ribatejo. O Centro Nacional de Exposições, em Santarém – ele próprio a comemorar o 30.º aniversário –, recebe os dois certames de 8 a 16 de junho. Em exposição estarão máquinas, equipamentos, serviços, e também produtos agroalimentares resultantes de boas práticas agrícolas. Haverá ainda um espaço dedicado a tasquinhas e restaurantes tradicionais e, no campo da animação, farão parte do programa largadas de toiros, provas equestres, e concertos.

Seminário Segurança no Trabalho Florestal

Este ano, volta a realizar-se o “Seminário Segurança no Trabalho Florestal”, uma coorganização da The Navigator Company com a Autoridade para as Condições do Trabalho e a Associação Para a Certificação Florestal do Minho-Lima. Será no dia 9 de abril, na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, e o programa reunirá especialistas para abordar a questão da segurança e da saúde nas operações florestais. O objetivo é sensibilizar os intervenientes do setor para a necessidade de implementação de boas práticas e de melhorias que promovam a segurança.