Notícias

Sensores sem fios para deteção de fogos florestais

Projeto internacional de I&D de novas tecnologias de combate aos incêndios contempla a instalação de uma ação piloto no Fundão.

Arrancou este ano o projeto SenForFire – Cost-Effective Wireless Sensor Networks for Forest Fire Prevention and Early Detection (Redes rentáveis de sensores sem fios para prevenção e deteção precoce de incêndios florestais, numa tradução livre), cujo consórcio inclui 18 entidades de Portugal, Espanha, França e Principado de Andorra. A iniciativa pretende recorrer a redes de sensores sem fios de baixo custo para monitorização e alerta precoce de incêndios florestais, o que irá favorecer a transição digital da gestão de riscos ambientais.

Com um orçamento de 1,7 milhões de euros, os objetivos do projeto passam por financiar investigação e desenvolvimento de novas tecnologias para as redes de sensores sem fios (WSN), e colocar essas tecnologias ao serviço do combate a incêndios no ambiente rural, natural e florestal, incluindo a interface urbano-rural.

O SenForFire prevê a instalação de ações piloto nos municípios do Fundão, Castilla y León, Extremadura e Andorra. Vai também dar formação em WSN à população jovem do sudoeste europeu, com vista a melhorar a sua empregabilidade e o acesso a emprego de qualidade e empreendedorismo nas zonas rurais. Na notícia veiculada pela autarquia do Fundão, o vereador Pedro Neto afirma: “Precisamos modernizar tudo o que se relaciona com a prevenção de incêndios, incorporando as tecnologias e práticas mais avançadas, e as ações propostas no projeto visam a conceção de um sistema integrado de investigação e intercâmbio de conhecimentos. Os municípios precisam de estar equipados com soluções tecnológicas inovadoras para facilitar a tomada de decisões com base em dados de campo em tempo real.”

Entre os parceiros nacionais do projeto estão também a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, e a Faculdade de Ciências e Tecnologia (Departamento de Engenharia Informática) da Universidade de Coimbra.