Parcerias para o aumento da produtividade
Programa Winwood, da The Navigator Company, apoia o investimento nas operações silvícolas, com vista a rejuvenescer os eucaliptais
Francisco Freire, gestor florestal na Herdade de Marvila, no distrito de Portalegre, plantou recentemente 190 hectares de eucalipto com acompanhamento técnico da The Navigator Company. “No decorrer de toda a obra florestal, a Navigator, através dos seus técnicos, foi sempre acompanhando e prestando todo o apoio com os seus vastos conhecimentos, para que a nova plantação seja um sucesso. O objetivo final acaba por ser de comum interesse: obter a melhor rentabilidade em termos de metros cúbicos de madeira por hectare”, conta.
Agora, esta plantação vai integrar o Programa Winwood da Companhia, uma opção que, explica o produtor, se prende com o facto de a Navigator ser “um dos maiores players na madeira a nível nacional” e a propriedade necessitar de investimento para a manutenção dos eucaliptos. Por isso, acrescenta, “nada melhor do que nos associarmos a uma empresa que trabalha diariamente na celulose para nos aconselhar, quer na regularização e preparação dos terrenos, quer no fornecimento de plantas e adubos”. O objetivo, através deste investimento, “é rentabilizar ao máximo o eucaliptal, de forma a extrair madeira com mais qualidade para a indústria”, afirma Francisco Freire. Entre as estratégias do programa Winwood destaca-se “a monitorização exata e pormenorizada do que está a acontecer no território em termos de crescimento das espécies”, explica.
Antes da adesão ao programa, a manutenção do povoamento de eucalipto era uma das grandes preocupações do produtor. “A Navigator tem aqui um papel muito importante, uma vez que a partir do segundo ano nos vai ajudar não só a nível financeiro como no aconselhamento de diversas operações – adubações, desmatações, controlo de pragas e doenças –, de forma a atingirmos as metas e os prazos definidos para a exploração dos eucaliptos.”
Na sua opinião, a proximidade entre o produtor florestal e a indústria “faz todo o sentido, pois a matéria-prima destina-se, em última instância, à própria indústria” e o trabalho conjunto é fundamental para o “ordenamento do território e para o equilíbrio paisagístico e a biodiversidade”. Por último, Francisco Freire destaca que “o facto de o programa reunir vários proprietários florestais, faz com que unamos sinergias e trabalhemos em equipa”. Este trabalho em rede, sublinha, traz celeridade e eficácia não só nas operações no terreno, como na resposta a crises do setor, como é o caso dos incêndios florestais.
Programa Winwood
Criado pela The Navigator Company, visa promover o aumento da produção de madeira, através do apoio ao investimento nas operações silvícolas, mantendo o produtor total autonomia na gestão dos terrenos. Através da transmissão de conhecimento e a partilha de tecnologia, tem como objetivo rejuvenescer eucaliptais com potencial produtivo, com principal enfoque nasrearborizações, apresentando soluções para a gestão de talhadias. Os produtores florestais integrados no Winwood beneficiam de apoios nas diferentes fases de produção: desde a instalação, passando pela manutenção do povoamento, até à exploração.A área mínima de adesão são 20 hectares, sendo que os proprietários poderão submeter progressivamente novas parcelas de terreno ao programa. Como resultado do apoio auferido no âmbito deste programa, o produtor florestal e a Navigator reforçam a sua parceria, garantindo que a madeira resultante das áreas integradas no Winwood seja entregue à Navigator.