Reportagens

Benefícios da fertilização de manutenção

Se as plantas entram em défice nutricional, os povoamentos produzem menos madeira.

O segundo momento de maior exigência de adubação durante o crescimento do eucaliptal é, habitualmente, entre os dois e os cinco anos. Quando a planta entra em défice nutricional, pode apresentar sintomas como coloração das folhas ou perda precoce da folhada da copa.

Se o problema não for corrigido, estes povoamentos produzem menos madeira. A adubação de manutenção promove em média ganhos de produção na ordem de 20 a 30%, que podem ser superiores quando complementados com adequadas técnicas de controlo de infestantes (matos e invasoras).

Na adubação de manutenção – que ajuda a manter, também, a riqueza natural do solo, podendo até beneficiá-lo com o aumento do teor de matéria orgânica e de nutrientes – consideram-se duas fases. Na primeira rotação deve ser aplicado um adubo rico em azoto, e também pode ser incluído boro – ou esta aplicação ser realizada em separado. Os adubos devem ser aplicados, de forma manual ou mecânica, na projeção da copa, num raio de 50 cm a um metro, ou ao longo da linha de plantação, numa faixa de 50 cm a um metro de largura.

Na segunda adubação da primeira rotação deve ser utilizado um adubo ternário do tipo 2-1-1, que também deve ser usado em ambas as adubações em talhadias, preferencialmente após a seleção de varas. Estes adubos devem ser aplicados numa faixa de dois metros ao longo da linha de plantação, de forma manual ou mecânica.

Apoio financeiro e técnico aos produtores

O Programa Limpa & Aduba, promovido pela Biond, associação das bioindústrias de base florestal, oferece o adubo de manutenção, dá apoio na sua aplicação e consultoria técnica ao longo do processo, aos proprietários que fazem a limpeza dos seus terrenos. Podem candidatar-se os produtores com povoamentos puros de eucalipto, com idades entre os 2 e os 6 anos, e dimensões entre os 2.500 m2 e os 25 he ctares. Obtenha mais informações aqui.

Artigo publicado originalmente na revista n.º 12, de dezembro de 2023, que pode descarregar aqui: https://www.produtoresflorestais.pt/quero-receber-a-edicao-da-revista-em-papel/