Oito planos de gestão para conservar espécies e habitats
Período para consultar as propostas de gestão de Zonas Especiais de Conservação e Zonas de Proteção Especial termina a 19 de julho.
Estão em consulta pública, até ao dia 19 de julho, oito planos de gestão para Zonas Especiais de Conservação (ZEC) e Zonas de Proteção Especial (ZPE) em Portugal, que têm como objetivo assegurar as condições necessárias ao restabelecimento ou manutenção da integridade da área face às suas exigências ecológicas.
As propostas de gestão dizem respeito à ZEC Arquipélago da Berlenga, ZEC Rio Vouga, ZEC Barrinha de Esmoriz, ZEC Rio Paiva, ZEC Malcata, ZPE Serra da Malcata, ZEC e ZPE Ria de Aveiro e ainda ZEC e ZPE Paul de Arzila. Estes planos integram um conjunto de objetivos de conservação dos valores naturais, as medidas a tomar para os atingir, a respetiva forma de operacionalização e ainda um programa de acompanhamento da execução destas medidas.
As propostas dos planos de gestão e os relatórios respetivos estão disponíveis no portal Participa.
Até ao termo do período de consulta pública, todos os interessados, a título individual ou em representação de uma entidade ou pessoa coletiva, podem apresentar comentários e sugestões à proposta dos planos de gestão. Podem fazê-lo diretamente no portal Participa, através da ficha de participação; através de correio eletrónico para o ICNF, para ZEC.centro@icnf.pt ou ZEC.LVT@icnf.pt; ou envio postal, para a sede do ICNF, dirigido ao Presidente do Conselho Diretivo.