Sapadores florestais vão ser reequipados
Governo anunciou que estão em curso avisos para o fornecimento e recuperação de equipamentos que hoje se encontram obsoletos.
O secretário de Estado das Florestas afirmou recentemente que o Governo está a trabalhar na renovação do equipamento dos sapadores florestais, incluindo veículos, motosserras e equipamentos de proteção individual, sublinhando o trabalho “invisível e imprescindível” que estes profissionais desempenham na proteção dos territórios.
Rui Ladeira informou que existem atualmente 412 equipas de sapadores florestais no país, algumas das quais já necessitam de ver o seu equipamento de viaturas recuperado, prometendo mobilizar recursos para garantir essa realocação.
Além do reequipamento das viaturas todo-o-terreno, o plano – para o qual estão a ser feitos avisos do Estado – contempla kits de primeira intervenção ao rescaldo dos incêndios e equipamento para proteção individual.
“Vamos fazer algo que não me lembro de ter acontecido antes, que é recuperar e fornecer novo equipamento para estas operações: motosserras, roçadoras, tudo o que é essencial para o trabalho no terreno, tanto em termos de segurança como de qualidade e eficiência”, acrescentou Rui Ladeira.
O governante também anunciou a intenção do Governo de, ao longo dos próximos anos, “criar novas equipas de sapadores em áreas onde nunca existiram”. Além disso, destacou que o primeiro-ministro já assumiu o compromisso de corrigir os valores dos protocolos, com efeitos retroativos, entre o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e as entidades gestoras, o que resultará num aumento do valor anual do serviço alocado, neste caso, aos serviços dos sapadores florestais.
“Queremos dignificar mais o estatuto do sapador florestal, é esse o nosso propósito”, garantiu o secretário de Estado.
Durante a sua visita às Caldas da Felgueira, no concelho de Nelas, distrito de Viseu, Rui Ladeira elogiou os profissionais presentes pelo seu “trabalho invisível e imprescindível” na proteção dos territórios e deixou a promessa de valorização das suas carreiras.