Notícias

Práticas de reflorestação com coletores de neblina

Projeto ibérico “Life Nieblas” vai ajudar na recuperação de algumas zonas afetadas pelos incêndios na região da CIM Viseu Dão-Lafões.

riacho na Floresta

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão-Lafões está a participar num projeto transfronteiriço ibérico de mitigação dos efeitos das alterações climáticas no Sul da Europa que desenvolve práticas de reflorestação com protótipos de coletores de neblina, que permitem a recuperação de aquíferos e a consolidação de áreas florestais.

No âmbito do projeto “Life Nieblas”, algumas zonas da região Viseu Dão-Lafões afetadas por incêndios irão beneficiar deste novo processo que, “aliado a novas metodologias de reflorestação, melhora significativamente a capacidade de infiltração de água no subsolo e reduz a evapotranspiração, revertendo ou desacelerando o processo de desertificação”, afirma a CIM em comunicado.

Para além do crescimento sustentado do coberto vegetal, haverá ainda ganhos significativos ao nível da eficiência energética e rentabilidade económica, “em contraste com as práticas tradicionais de reflorestação”.

O projeto, que envolve oito parceiros dos dois lados da fronteira, vai desenvolver-se durante 36 meses e está orçado em cerca de 2,25 milhões de euros, sendo financiado pelo Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE).