Consultório Técnico

Certificação: Como aderir e quais as vantagens

O processo de adesão à certificação florestal é simples e acessível a todos, sejam pequenos ou grandes proprietários.

ilustração certificação

Os consumidores de hoje exigem que os produtos de base florestal, como a madeira, a cortiça ou o papel, sejam provenientes de florestas geridas de forma responsável. Estas garantias são dadas pelos sistemas de certificação internacionais FSC® (1) (Forest Stewardship Council) e/ou PEFCTM (2) (Programme for the Endorsement of Forest Certification), cujos rótulos estão visíveis nos produtos que cumprem todos os requisitos exigidos.

Para a madeira ser comercializada como produto certificado, a gestão da propriedade florestal, mas também os fornecedores e as fábricas, têm de estar certificados. Este atestado reconhece a aplicação de boas práticas em todas as fases da atividade florestal, desde a produção da matéria-prima até ao produto final.

Acessível a todos, sejam pequenos ou grandes proprietários/produtores, a certificação florestal contribui para um ambiente sustentável, por exemplo, reduzindo o risco de incêndio e de pragas, além de permitir aumentar a quantidade de madeira produzida.

1 Código de licença de uso da marca: FSC®-C010852

2 Código de licença de uso da marca: PEFC/13-23-001

Conheça as três etapas do processo de adesão

1. A adesão a um Grupo de Certificação é simples. O processo é voluntário e poderá ser desencadeado contactando o comprador de madeira, a organização de produtores florestais da região ou diretamente um Grupo de Certificação.

2. Preparação da documentação necessária, que consiste em:

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte;
  • Comprovativos da titularidade ou posse dos terrenos;
  • Mapa com a indicação dos limites do terreno (este pode ser feito pelo Grupo de Certificação).

3. A assinatura do Compromisso de Adesão junto do Grupo de Certificação é o último passo para completar o processo, cuja conclusão é confirmada num prazo de 2/3 semanas.

E as vantagens para os proprietários

1. O cumprimento da Lei está garantido, já que o plano de gestão florestal aplicado tem de estar de acordo com os requisitos regulatórios da região/zona em causa.

2. Acesso facilitado a apoio técnico florestal, nomeadamente na preparação do terreno, seleção de varas, controlo de vegetação, fertilização, etc.

3. Acesso a melhor informação e a formação florestal proporcionada por entidades oficiais e certificadas.

4. Prioridade no acesso a fundos de apoio ao investimento florestal, no quadro nacional e europeu.

5. A garantia de mais rendimento da exploração florestal (aumento da quantidade de madeira produzida e diminuição dos riscos, como os incêndios, as pragas e as doenças das árvores), assegurando ao mesmo tempo a conservação ambiental dos terrenos.

6. O valor da venda de madeira proveniente de propriedades certificadas é mais elevado, pois esta destina-se a mercados que valorizam a sustentabilidade ambiental, justificando o custo de adesão ao Grupo de Certificação. Atualmente, a madeira com origem certificada é vendida nas fábricas da indústria papeleira por um valor adicional médio de €4 por m3.