Notícias

Gestão valoriza capital natural da Floresta

Fórum de Sustentabilidade da Navigator destaca a importância do equilíbrio entre a floresta de produção e a floresta de conservação.

Fórum Sustentabilidade

O Fórum de Sustentabilidade da The Navigator Company deu início a um novo modelo regional, que visa aproximar a iniciativa das comunidades locais. Dedicado ao tema “Capital Natural – Valor para os negócios, a natureza e a sociedade”, a edição deste ano, que decorreu em formato online, teve como enquadramento o projeto do Parque das Serras do Porto (PSeP), cujo exemplo prático lançou a discussão sobre os benefícios sociais, ambientais e económicos de uma gestão de espaço florestal onde se integram a produção e a conservação.

Numa área de 6 000 hectares, a paisagem protegida do Parque das Serras do Porto nasceu da união de esforços dos municípios de Valongo, Gondomar e Paredes, com envolvimento da comunidade e dos proprietários, incluindo a The Navigator Company, que gere 25% do território florestal abrangido pelo Parque.

O presidente da Associação dos Municípios do Parque das Serras do Porto e autarca de Paredes, Alexandre Almeida, relembrou que o projeto nasceu com preocupações de proteção e reflorestação, e está neste momento a implementar ações de cariz turístico, como a criação de percursos pedestres pelo património natural, cultural e histórico desta área periurbana. Um património que vale a pena conhecer em www.serrasdoporto.pt.

“O desafio de gerir um território ao nível da paisagem, criando valor sustentável para a comunidade, para o ambiente e para os vários agentes económicos, só é possível numa lógica participativa e com responsabilidade partilhada”, concluiu, no encerramento do Fórum, António Redondo, CEO da The Navigator Company, acrescentando que “não há floresta viva sem gestão ativa e não há gestão ativa sem rendimento para os proprietários”.

Esta edição do Fórum contou com a participação de Humberto Rosa (diretor para o Capital Natural na Direção-Geral de Ambiente da Comissão Europeia), Nuno Banza (presidente do Conselho Diretivo do ICNF), Nuno Gaspar Oliveira (partner da consultora Natural Business Intelligence), Teresa Andresen (coordenadora do plano de gestão do PSeP), dos autarcas José Manuel Ribeiro (CM Valongo) e Marco Martins (CM Gondomar), e ainda de Paula Guimarães e Nuno Rico (responsáveis de Sustentabilidade e Conservação da Biodiversidade na The Navigator Company).