Notícias

Resíduos florestais alimentam nova caldeira

Navigator reduz 30% das emissões de CO2 do grupo já em 2021, com a renovação da sua central de biomassa na Figueira da Foz.

residuos florestais

A caldeira recentemente inaugurada no Complexo Industrial da The Navigator Company na Figueira da Foz vai permitir produzir energia térmica para os processos produtivos daquela unidade, a partir da biomassa residual florestal, o que contribuirá para a redução em 30% das emissões de CO2 do grupo já em 2021.

Garantindo elevada eficiência energética, através da cogeração, o novo equipamento consumirá anualmente cerca de 400 mil toneladas de biomassa, metade das quais resultantes do descasque interno da madeira do eucalipto (casca e serrim). As restantes 200 mil toneladas serão resíduos florestais adquiridos externamente, decorrentes das operações de gestão florestal e de limpeza de áreas rurais, o que se traduzirá num novo estímulo para os produtores da região.

A The Navigator Company investiu 54 milhões de euros nesta estrutura, incluindo um financiamento de 27,5 milhões do Banco Europeu de Investimento (BEI), no âmbito do Plano de Investimento para a Europa.

A nova caldeira de biomassa tornará a fábrica da Figueira da Foz na primeira do grupo com energia elétrica totalmente produzida a partir de fontes renováveis, constituindo-se como um dos principais projetos da Navigator no seu roteiro para a neutralidade carbónica. A The Navigator Company tenciona eliminar 86% das suas emissões de CO2 até 2035, uma ambiciosa meta que antecipa em 15 anos os objetivos nacionais e europeus para a neutralidade carbónica.