Notícias

Celpa quer apoio à produção florestal

Associação da Indústria Papeleira está insatisfeita com o quadro legislativo que tem obrigado à importação de 200 milhões de euros/ano de madeira.

eucaliptal

A CELPA – Associação da Indústria Papeleira, que agrega as 14 empresas industriais e florestais, que produzem 100% da pasta de fibra virgem nacional e cerca de 90% de todo o papel e cartão, está insatisfeita com o “quadro legislativo” para a floresta que tem vigorado nos últimos anos.

Ao jornal “Público”, o diretor geral da entidade, que representa os grupos Altri, DS Smith, Renova e The Navigator Company, afirmou que a legislação nacional prejudica a indústria e cria “um impacto negativo na dinâmica do investimento”. Isto porque “a produção florestal de material lenhoso, e, em particular, de eucalipto e pinheiro-bravo, não tem acompanhado o aumento internacional da procura pelos seus produtos e o consequente crescimento da indústria”. A situação tem obrigado o setor a importar cerca de 200 milhões de euros de madeira por ano.

A CELPA queixa-se, por exemplo, de os dois últimos pacotes legislativos para a floresta, aprovados na anterior e na atual legislatura, não terem revertido a resolução do Conselho de Ministros n.º 6-B/2015, de 4 de fevereiro, que aprovou a Estratégia Nacional para as Florestas e determinou o congelamento, até 2030, da expansão dos povoamentos de eucalipto.