Notícias

Videovigilância avança em Viseu e Coimbra

Sistema integrado de prevenção de incêndios representa investimento de 3,3 milhões de euros numa rede com 37 torres de controlo.

projeto ciclope videovigilância

O Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais nas Comunidade Intermunicipais (CIM) de Viseu Dão Lafões e da Região de Coimbra já teve o arranque dos trabalhos para a instalação de uma rede de 37 torres de videovigilância nas áreas florestais dos respetivos concelhos. Este projeto representa um investimento global de 3,3 milhões de euros, financiado na maior parte pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

O objetivo deste sistema visa a deteção precoce de incêndios florestais, permitindo “uma mais rápida ativação dos meios de combate, bem como uma melhor definição das estratégias de combate e apoio à decisão”, segundo refere o comunicado assinado pelas duas CIM envolvidas.

A rede de 37 torres de videovigilância abrange os 33 municípios do território e os dados recolhidos pelas vídeocâmaras (com um alcance máximo de 20 quilómetros em condições de boa visibilidade, podendo detetar a altura de colunas de fumo com 10 metros)) estarão disponíveis para auxiliar a ação das forças de segurança e de combate a incêndios, bem como os Serviços Municipais de Proteção Civil e as próprias CIM.