Notícias

Novidades para os produtores de mel

Navigator e FNAP assinaram protocolo de colaboração em defesa da apicultura. Já a legislação sobre rotulagem do mel tem novas regras.

apicultores

Conciliar a gestão florestal eficiente com a operacionalidade das colmeias, sem comprometer a qualidade da produção do pólen e do mel, é o objetivo principal do protocolo de colaboração estabelecido entre a The Navigator Company e a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP).

A parceria prevê a cedência temporária e gratuita de parcelas do património florestal da Navigator à FNAP, para que os apicultores associados possam proceder à instalação de apiários e desenvolver a sua atividade.

A iniciativa vigorará nos próximos dois anos e, promovendo a defesa, proteção e desenvolvimento da atividade apícola, terá reflexos de elevada importância nos ecossistemas florestais, nomeadamente pelos benefícios da polinização.

Alterações na rotulagem do mel

As regras de rotulagem do mel foram alteradas no início do ano, através do Decreto-Lei nº2/021 para evitar erros na perceção da qualidade do produto que é colocado no mercado.

O diploma exige que a informação constante no rótulo seja “uniforme, transparente, detalhada e fidedigna sobre a origem do mel”, com obrigatoriedade de, “no mel embalado em território nacional, e que seja obtido por misturas de méis de vários países de origem, ser explicitado nos respetivos rótulos os países de origem de cada fração da mistura”.

A produção apícola em Portugal tem definidas nove denominações de origem protegida (DOP), contando entre as principais espécies de plantas melíferas o rosmaninho, a urze, o castanheiro, e eucalipto, o alecrim, o medronheiro, o poejo, a laranjeira e o girassol.