Reportagens

Programa Premium recupera eucaliptais improdutivos

A Navigator oferece soluções para os problemas de cada propriedade florestal. Cerca de 200 proprietários já beneficiaram desta assessoria técnica.

Programa Premium Produtores Florestais

A preparação do terreno para a plantação, a seleção das melhores plantas ou o controlo da vegetação estão entre os principais motivos que levam os proprietários a recorrer ao Programa Premium da The Navigator Company. Criado em 2018, em parceria com o Instituto RAIZ, este programa tem como objetivo principal dar resposta às dúvidas e aos problemas colocados pelos proprietários florestais, tendo já intervencionado mais de dois mil hectares e acompanhado cerca de 200 proprietários.

“Já havia várias iniciativas de formação por parte da Navigator. Neste caso, não só o caminho é inverso, quando o produtor tem uma necessidade específica na sua propriedade e nos procura para colocar questões, como a solução apresentada responde a uma situação concreta, havendo também acompanhamento posterior”, explica José Luís Carvalho, coordenador do programa, resumindo: “O que fornecemos são soluções feitas à medida, que não têm a ver com um conhecimento abstrato.”

A dimensão média das explorações abrangidas pelo programa ronda os 15 a 20 hectares e, depois do contacto do produtor, a equipa da Navigator desloca-se à exploração para avaliar a situação e identificar as alternativas para resolução do problema. A colaboração com o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel permite que as equipas identifiquem pragas ou doenças e realizem testes como análises foliares (às folhas), que potenciam um melhor acompanhamento.

Programa aberto a proprietários de eucaliptal

Feito o diagnóstico, cabe ao proprietário decidir qual das alternativas a seguir e a execução da solução. “O que fazemos é disponibilizar as orientações técnicas daquilo que pode ser feito para dar resposta ao problema que nos foi colocado”, adianta Susana Morais, que é quem na Navigator tem acompanhado o programa no terreno. “Ao longo de seis meses, um ano, quando passamos na região telefonamos e fazemos uma visita”, diz, reconhecendo que o acompanhamento continuado é outra das chaves para o sucesso da iniciativa.

“Damos preferência a produtores certificados e aos fornecedores de madeira da Navigator, mas estes não são fatores de exclusão”, refere José Luís Carvalho, responsável do programa.

Este é um programa destinado especificamente ao eucaliptal e aberto a todos os proprietários, independentemente da dimensão da exploração ou de este estar ou não ligado a uma associação de produtores florestais ou grupo de certificação. Contudo, o coordenador do programa assume que a certificação ou a ligação a outra entidade acabam por funcionar como critérios preferenciais. “Damos preferência a produtores certificados e aos fornecedores de madeira da Navigator, mas estes não são fatores de exclusão. Além disso, ao dar este apoio tentamos que o proprietário esteja ligado a uma entidade regional, seja uma associação florestal, sejam os chamados grupos de gestão florestal, seja uma empresa. Tentamos que haja alguém técnico, na região, que possa ouvir as nossas recomendações para mais tarde ele próprio seguir o assunto, permitindo-nos chegar a mais proprietários”, afirma José Luís Carvalho.

Como recorrer a apoio técnico gratuito

O Programa Premium fornece apoio técnico de forma gratuita e destina-se a plantações de eucalipto. Qualquer proprietário pode recorrer ao programa, bastando para isso enviar o seu pedido de apoio, sendo de seguida agendada a visita da equipa técnica. O proprietário recebe depois um relatório com a descrição do problema e possíveis soluções e indicações técnicas de gestão. A aplicação das soluções propostas é responsabilidade do proprietário, que continuará a beneficiar do apoio técnico do programa.

Os interessados devem submeter o seu pedido pelo e-mail: premiumflorestal@thenavigatorcompany.com.