Notícias

Meio Milhão de hectares certificados pelo FSC®

Fevereiro assinala um marco histórico da certificação florestal em Portugal. Mundialmente, este sistema já certificou 222 milhões de hectares.

FSC®

O Forest Stewardship Council (FSC®) atingiu um marco histórico em Portugal, ao ultrapassar o meio milhão de hectares de floresta certificados. No início de fevereiro, a entidade responsável por este sistema de certificação florestal comunicou ter ultrapassado a fasquia dos 500 mil hectares (mais precisamente 500 650 ha) de floresta com planos de gestão auditados pelo FSC®, ocasião que aproveitou para salientar a “importância da certificação florestal, para uma gestão ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável das nossas florestas”.

O FSC® Portugal considera que a sua certificação destas áreas traduz, por parte dos proprietários, um “reconhecimento dos benefícios da floresta, e também um maior profissionalismo e melhores condições de trabalho”.

Paralelamente, aquela entidade já fez 416 certificações de cadeia de custódia (CoC) e 33 certificações de gestão de florestas (FM) no nosso país. Mundialmente, o FSC® contabiliza 222 730 707 de hectares de floresta certificada, para além de 1 755 certificados FM e 45 380 certificados CoC.