Notícias

Bioeconomia: Portugal está no pelotão da frente

Relatório considera que as indústrias florestal, agroalimentar, química e setor marinho destacam o país como “um forte parceiro” europeu.

relatorio bioeconomia

O recente relatório da associação europeia Bio-based Industries Consortium (BIC) conclui que Portugal tem “poder económico, e de inovação e de matéria-prima de biomassa, para expandir rapidamente as atividades industriais de base biológica, e para se tornar num forte parceiro na bioeconomia europeia”.

As indústrias de base florestal, agroalimentar, química, e do setor marinho, são destacadas no documento como “algumas das fortes impulsionadoras da economia portuguesa”, sendo que, nos setores de processamento de base biológica, “os líderes em termos de valor de produção são as indústrias dos alimentos e bebidas, papel e pasta para papel e processamento de madeira”.

O setor da bioeconomia contribui já atualmente com quase 20 mil milhões de euros para a economia nacional, mas o relatório identifica várias oportunidades para uma transição para a economia verde. Pode ler mais na publicação integral (em inglês) aqui.