Notícias

Gestão da biomassa residual na Beira Interior

Sistema de informação geográfica da ENERAREA pretende ajudar a reduzir o risco de incêndios e a valorizar a economia da floresta.

trator na floresta

A ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior desenvolveu um sistema de informação geográfica em open source e multiplataforma, o gefrecon_SIG, com vista à identificação e gestão da biomassa florestal residual na Beira Interior. Trata-se de um projeto de uma base de dados especializada, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e que visa a promoção da gestão florestal no território para reduzir o risco de incêndios rurais.

“A gefrecon_SIG é uma importante ferramenta de gestão da biomassa disponível, considerando a escala geográfica territorial abrangida, que irá permitir estudar os cenários do ponto de vista económico e ambiental”, afirma Carlos Santos, Diretor-Geral da ENERAREA.

Esta aplicação permite visualizar e analisar informação geoespacial para identificar a quantidade de biomassa florestal residual disponível no território, muitas vezes considerada um desperdício, o que será importante para o controlo e avaliação da sua exploração e disponibilidade. Desta forma, poderão ser mobilizados recursos para o escoamento da biomassa, com vários objetivos específicos, como a redução da área ardida, a valorização da biomassa florestal residual ou a diminuição da importação de combustíveis fósseis.

Pode conhecer o projeto em https://www.gefrecon.eu/ e aceder à aplicação em http://sigamcb.pt/visualizador/gefrecon.