Reportagens

“Floresta do saber” sensibiliza os mais novos

Projeto educativo do RAIZ aposta na divulgação de assuntos relacionados com a sustentabilidade e a bioeconomia florestal.

Floresta do saber

Um “laboratório da floresta” dedicado a sensibilizar as gerações futuras sobre os temas da sustentabilidade e da bioeconomia florestal. É desta forma que é apresentada a “Floresta do Saber”, um novo projeto da empresa de base florestal The Navigator Company, através do RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, que mereceu já o reconhecimento pela Comissão Nacional da UNESCO.

A iniciativa, que terá a duração de três anos e conta com o apoio do Programa Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian, quer consciencializar os mais novos para os temas da floresta, nomeadamente as florestas plantadas, ecossistemas fundamentais para a transição de uma economia linear e fóssil para uma bioeconomia circular sustentável, favorável para a natureza e neutra para o clima.

“Estas atividades complementam os programas escolares sobre a temática da floresta, muitas vezes reduzida a pequenos apontamentos teóricos nos manuais”, explica Carlos Pascoal Neto, diretor-geral do RAIZ.

O projeto “Floresta do Saber” irá dotar os mais novos de conhecimento e ferramentas que irão servir de apoio na resposta aos atuais problemas da sustentabilidade. “Estas atividades complementam os programas escolares sobre a temática da floresta, muitas vezes reduzida a pequenos apontamentos teóricos nos manuais”, explica Carlos Pascoal Neto, diretor-geral do RAIZ.

“A iniciativa deve assegurar que os interesses das gerações futuras são devidamente auscultados e integrados nos processos de decisão atuais, através de propostas inovadoras”, prossegue aquele responsável.

Promover práticas amigas do ambiente

Usufruindo da investigação e desenvolvimento tecnológico por parte do RAIZ, esta iniciativa única em Portugal foi inspirada nas boas práticas do norte da Europa, com o objetivo de promover práticas amigas do ambiente, e apoiar a transição para modelos de produção e consumo mais sustentáveis. Pretende-se, assim, contribuir para que gerações futuras aprendam a valorizar a floresta como fonte renovável de produtos e energia, e como parte fundamental da solução para a redução das emissões de dióxido de carbono.

Para além de jogos digitais disponíveis na página web, animados pelas mascotes do projeto, que foram criadas por crianças dos 6 aos 9 anos, o projeto prevê atividades gratuitas, sujeitas a marcação prévia, na Quinta de S. Francisco (sede do RAIZ, em Aveiro), área com património natural e florestal único a nível europeu, e nos Viveiros Aliança da The Navigator Company, na Herdade de Espirra, em Pegões.

Veja o vídeo da “Floresta do Saber” aqui e acompanhe todas as informações do projeto em www.florestadosaber.pt.