Notícias

2,3 Milhões para apoiar gestão florestal

Verba irá financiar a 100% ações de organizações de produtores florestais para a valorização do setor e a resiliência dos territórios rurais.

O Governo disponibilizou 2,3 milhões de euros para financiar ações a executar de organizações de produtores florestais e centros de competência do setor florestal. Este é o primeiro aviso de uma dotação global de 10 milhões de euros para reforço da atuação do setor florestal, no âmbito do Programa MAIS Floresta do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Da verba agora disponibilizada, 1,66 milhões de euros destinam-se às organizações de produtores florestais de âmbito nacional ou regional de natureza federativa, enquanto 624 mil euros visam potenciar as parcerias dos centros de competência do setor florestal, que funcionam agregados a produtores e proprietários, indústria, sistema científico e tecnológico nacional e autarquias.

As organizações de produtores florestais são um parceiro privilegiado do Estado para valorizar a floresta e a sua gestão ativa, pelo que as ações a financiar a 100% irão contribuir para a promoção da eficiência e competitividade do setor florestal e para a resiliência dos territórios rurais. O apoio à gestão florestal incide em ações de estabilização de emergência pós-incêndio e de implementação de processos de certificação da gestão florestal sustentável ou de extensão florestal.

Em abril, após a decisão das candidaturas apresentadas pelas organizações de produtores florestais de âmbito nacional ou regional de natureza federativa, será iniciada a segunda fase de atribuição de apoios, relativa a 7,7 milhões de euros, com a abertura de um novo aviso dirigido às restantes organizações de produtores florestais com atividade demonstrada no território.

Estas vão desenvolver e executar ações relevantes para a gestão da floresta que se prendem com o aumento da área com gestão agregada de pequenas propriedades, controlo de agentes bióticos nocivos e prevenção de fogos rurais.