Notícias

“Navigator Park” promove biodiversidade

Campus da Nova SBE em Carcavelos inaugura parque com 7 900 plantas de 20 espécies diferentes, doadas pelos Viveiros Aliança.

the navigator park com 7.900 plantas no campus nova sbe carcavelos

O novo parque arborizado da Nova School of Business and Economics (Nova SBE) foi inaugurado ontem no campus de Carcavelos, numa iniciativa que decorre do protocolo de parceria com a The Navigator Company.

Batizado “Navigator Park”, ocupa 3 000 m2 de área e integra um total de 7 900 plantas de 20 espécies diferentes. A Navigator doou as árvores, arbustos e herbáceas plantadas, através dos seus Viveiros Aliança, um dos maiores viveiros de plantas florestais da Europa, e também assegurou os serviços de consultoria técnica necessários à requalificação paisagística do parque.

A seleção das espécies, que inclui, por exemplo, urze de jardim, limpa-garrafas, madressilva, alecrim, piracanta, tamargueira e mato-branco, respeitou uma estética para o espaço, mas também a biodiversidade e a adequação às condições do clima e solo existentes. Boas práticas que acompanham as que a The Navigator Company segue nas florestas que tem sob gestão de norte a sul do País.

“A conservação da biodiversidade é um dos testemunhos da estratégia de sustentabilidade da floresta promovida pela Navigator”, afirmou na ocasião António Redondo, CEO da The Navigator Company.

Uma visão abrangente das florestas

Todos os anos, os Viveiros Aliança dão vida a mais de 12 milhões de plantas de 135 espécies diferentes “muitas das quais, não apresentando viabilidade económica para serem exploradas através do mercado, são financiadas pela Navigator com o objetivo exclusivo de manter a diversidade e a sua continuidade”, acrescentou António Redondo, mencionando ainda “os planos sistemáticos de identificação dos habitats a proteger” que a companhia desenvolve na sua atividade florestal.

O CEO da Navigator defendeu “uma visão abrangente das florestas, que implica olhar para todos os aspetos da sua sustentabilidade, sejam ambientais, sociais ou económicos”, alertando para a necessidade de “modelos de desenvolvimento que permitam deixar às futuras gerações um planeta melhor”.

“A floresta, enquanto maior ecossistema terrestre de sequestro e armazenamento de carbono, e principal alicerce de biodiversidade, é também a maior fonte de recursos naturais renováveis e circulares, revestindo-se de capital importância para a descarbonização da economia”, sublinhou o gestor.

A ação de plantação do “Navigator Park” teve a participação da comunidade escolar e munícipes do concelho de Cascais, numa colaboração enaltecida durante a cerimónia de inauguração daquele espaço, evento que contou também com a presença de Daniel Traça, reitor da Nova SBE, Miguel Pinto Luz, presidente da Fundação Alfredo de Sousa, instituição responsável pela angariação de fundos e gestão do campus da Nova SBE, e Joana Balsemão, vereadora do Ambiente, Descarbonização e Cidadania da Câmara Municipal de Cascais.