Reportagens

A floresta que viabiliza proteção e conservação

A atividade silvícola rentável permite direcionar benefícios económicos para a conservação de habitats e da biodiversidade.

Animais eucaliptal

A floresta e os produtos de base florestal são cada vez mais relevantes na economia mundial, com um crescente reconhecimento da importância das florestas plantadas para a sustentabilidade do planeta. Fonte de matérias-primas e produtos, como madeira, fibra (celulose), cortiça, bens alimentares e biomassa para energia, as plantações estão também na origem de um retorno económico que ajuda a financiar a conservação de habitats e da biodiversidade.

Para conciliar os valores de proteção e conservação com as necessidades de matéria-prima, a resposta está na gestão florestal sustentável, que tem como finalidade a compatibilidade e vitalidade dos denominados “serviços de ecossistema”, ou seja, tudo aquilo que a floresta oferece, ao nível ambiental, social e económico.

A gestão florestal sustentável é a melhor resposta para conciliar os valores de proteção e conservação e as necessidades de matéria-prima para a Humanidade, ou seja, tudo o que a floresta oferece, ao nível ambiental, social e económico.

A importância da gestão sustentável das florestas está patente no 15.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas – Proteger a Vida Terrestre – onde se releva a necessidade de preservar, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.

Além de fornecerem produtos e serviços que contribuem para o desenvolvimento socioeconómico, as florestas protegem os solos e a água, melhoram a qualidade do ar, abrigam mais de três quartos da biodiversidade terrestre do mundo, e desempenham um importante papel na mitigação das alterações climáticos, com o sequestro e armazenamento de carbono.

Uma silvicultura rentável

Tornar a silvicultura numa atividade rentável, como acontece com as plantações bem geridas, permite direcionar benefícios económicos para a proteção dos recursos naturais e a preservação do ambiente. Maior produtor privado de floresta em Portugal, a The Navigator Company desenvolve uma atividade permanente de conservação e restauro do capital natural nos 12 364 hectares de Zonas de Interesse para a Conservação existentes no seu património florestal (11,8% do total) e que incluem mais de 4 000 hectares de rede Natura 2000.

A proteção da floresta e a conservação da biodiversidade são partes integrantes da gestão florestal sustentável, implicando uma paisagem diversificada e em mosaicos que inclui a integração de povoamentos florestais, áreas de vegetação natural, corredores e faixas de proteção, áreas agrícolas e pastagens.

Ao permitir a produção em áreas confinadas e geridas, dando resposta à crescente procura de matérias-primas lenhosas, as florestas plantadas desempenham um papel fundamental ao reduzirem a pressão sobre as florestas nativas e autóctones. Segundo a plataforma New Generation Plantations, as florestas plantadas garantem, atualmente, cerca de um terço da produção global da madeira utilizada na indústria, apesar de contabilizarem apenas 7% da área mundial de floresta.