Notícias

As feiras agroflorestais estão de volta

O desenvolvimento da economia rural regressa às exposições presenciais. Em Braga, a 54.ª AGRO abre as portas no próximo dia 24.

feiras agroflorestais 2022

A melhoria da situação pandémica em Portugal permite o regresso presencial, em 2022, das grandes feiras agroflorestais, já a partir de março. A primeira a realizar-se, de 24 a 27 de março, no Altice Forum de Braga, é a 54.ª AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que após um hiato em 2020, regressou no ano passado com uma afluência de 16 mil visitantes.

O programa de 2022 volta a apresentar um vasto programa de conferências e seminários, para além de um espaço dedicado a demonstrações, apresentações e degustações, e os tradicionais concursos pecuários. A “Produtores Florestais” também marca presença no certame, num stand que promove a partilha do melhor que se faz na floresta em Portugal.

A floresta, aliás, integra a agenda da 54.ª AGRO logo no primeiro dia, com a realização do seminário “Estratégia de Prevenção e Vigilância nos Espaços Florestais – Programa Nacional de Sapadores”. Promovido pela Forestis – Associação Florestal de Portugal, o seminário decorre no pequeno auditório do Altice Forum Braga, entre as 14h e as 17h.

Os grandes eventos seguintes

No mês seguinte, de 21 a 25 de abril, regressa também a Ovibeja, cuja 37.ª edição decorreu de forma virtual em 2021. Desta vez, com o tema “Como Alimentar o Planeta”, a ACOS – Associação de Agricultores do Sul, organizadora do evento, destaca para além do já habitual programa de espetáculos musicais, a realização do 11.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, considerado um dos melhores do mundo.

Em Maio, de 27 a 29, Albergaria-a-Velha é de novo palco da Expoflorestal, a maior feira ibérica da floresta e uma mostra bianual que vai sua 12.ª edição, depois de ter sido cancelada em 2021 devido aos constrangimentos da pandemia. As inscrições para expositores estão abertas em https://expoflorestal.pt/pt/inscricao/ e o programa promete seminários, conferências e workshops, bem como demonstrações em tempo real das soluções tecnológicas mais atuais. O evento cruza entidades e empresas de produção, transformação e comercialização de madeira e afins, fornecedores de equipamentos, serviços e soluções tecnológicas, clientes da indústria, autarquias, corporações de bombeiros, associações de desenvolvimento e outras entidades interessadas numa floresta sustentável.

Já a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, [hiperligação https://www.facebook.com/fna.cnema/], que em 2021 foi primeira grande feira agrícola a decorrer fisicamente desde o início da pandemia, regressa de 4 a 12 de junho ao Centro Nacional de Exposições, em Santarém, sob o tema “Inovação e Tecnologia”. Para os interessados, aqui fica o Manual do Expositor do certame.

Entre as ausências já confirmadas este ano, conta-se a ExpoMortágua, importante evento de âmbito florestal que, depois da paragem forçada pela pandemia, só regressa em 2023 e passará a ser realizado de dois em dois anos.