Notícias

Navigator reconhecida como líder em ação climática

A empresa recebeu a classificação máxima “A” do CDP – Disclosure Insight Action, pela ação em prol de uma bioeconomia de base florestal de baixo impacto de carbono.

Paisagem Florestal

A The Navigator Company foi distinguida com classificação máxima “A” no ranking da liderança mundial no combate às alterações climáticas. A distinção foi atribuída pela organização CDP – Disclosure Insight Action, que gere o maior e mais completo sistema global independente de divulgação de informação ambiental para empresas, regiões, cidades e estados.

A companhia portuguesa de base florestal integra o grupo restrito de 330 empresas que, a nível mundial, alcançaram a classificação mais elevada, um grupo que inclui menos de 2% das mais de 18 mil empresas que participaram no ranking através de um inquérito mundial para avaliar as ações desenvolvidas a nível empresarial no âmbito das alterações climáticas.

A classificação traduz a atuação da empresa ao nível da redução de emissões, diminuição dos riscos climáticos e desenvolvimento de uma economia de base florestal de baixo impacto de carbono. A companhia compromete-se a reduzir em 63% até 2035, face a 2020, as emissões de gases com efeito de estufa referentes às emissões libertadas para a atmosfera como resultado direto das operações da empresa, bem como das emissões indiretas provenientes da energia elétrica adquirida para uso da empresa, e em diminuir as emissões que ocorrem na cadeia de valor em 37,5%.

Além do questionário relativo às alterações climáticas, a companhia submeteu, pela primeira vez em 2021, a sua participação ao CDP Forest, focado na gestão florestal, que avalia a robustez dos sistemas que a empresa utiliza para rastrear e monitorizar a origem das suas matérias-primas, com base na certificação do modelo de gestão florestal das florestas sob sua responsabilidade e nas políticas de aquisição de madeira. No segundo ano, o seu desempenho também nesta categoria alcançou a classificação “A-“.

Sustentabilidade e economia circular no setor florestal

As empresas da fileira florestal contribuem para a transição para uma economia circular, que valorize os recursos primários, proteja o meio ambiente e promova a inovação e o desenvolvimento económico sustentável, tendo por base uma matéria-prima renovável, biodegradável e reciclável. Para analisar estas tendências e dar a conhecer alguns casos de sucesso, a AICEP publicou em dezembro os relatórios “Integração da Sustentabilidade na Economia da Floresta” e “Economia Circular na Floresta”, que podem ser consultados na área reservada às empresas do site Portugal Exporta.

A Navigator encontra-se entre os exemplos de boas práticas apresentados e é destacada por ter alcançado, em 2021, o terceiro lugar no Environmental Social and Governance Risk Rating, entre 81 empresas globais do setor. A companhia tornou-se a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a definir o compromisso de antecipar em 15 anos a neutralidade carbónica dos seus complexos industriais, um objetivo para o qual alocou um investimento de mais de 200 milhões de euros.