Notícias

Navigator disponibiliza manual de seleção de varas

Mais um documento técnico-científico que promove as melhores práticas silvícolas, desta vez no apoio à gestão de talhadias.

A The Navigator Company lançou mais um manual de boas práticas florestais, desta vez dedicado ao tema da seleção de varas e do apoio à gestão de talhadias. O documento surgiu da necessidade de agregar informação sobre uma das operações silvícolas mais relevantes da gestão de eucaliptais em talhadia, e será distribuído pelos engenheiros florestais dos grupos de certificação e das associações de produtores florestais do país, sendo útil para todos aqueles que promovem a gestão ativa de povoamentos de eucalipto.

O conteúdo tem por base estudos e a experiência no terreno gerados ao longo de várias décadas por profissionais e investigadores da The Navigator Company e Instituto RAIZ, tendo sido também consultados diversos técnicos da fileira florestal e trabalhos de empresas de prestação de serviços florestais e realizadas pesquisas bibliográficas. Trata-se de um trabalho de compilação de informação técnico-científica realizado por Daniela Ferreira e Susana Morais, duas engenheiras florestais ao serviço da Navigator. A revisão técnica do manual esteve a cargo de António Sérgio Fabres, coordenador de I&D de Silvicultura do RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel; de João Melo Bandeira, responsável da Produção Operacional da Navigator Forest Portugal; e de Luís Sarabando, coordenador da Associação Florestal do Baixo Vouga. A talhadia corresponde ao modelo silvícola mais utilizado em Portugal. De acordo com o 6º Inventário Florestal Nacional, mais de 70% dos povoamentos puros com rotação encontram-se em talhadia. Considerando apenas os povoamentos puros de eucalipto, 46% encontram se na segunda ou terceira rotação, 17% em primeira rotação e 37% sem rotação definida. A ausência de seleção de varas leva à permanência de maior número de varas por toiça no povoamento, que competem entre si por água, luz e nutrientes. Pode descarregar gratuitamente o documento na plataforma e-globulus.