Agricultura sintrópica e sustentabilidade em Portugal
Ernst Götsch, pioneiro neste sistema agroflorestal, vai discursar sobre o tema a 2 de novembro, em Castelo Branco.
O auditório da Escola Superior Agrária de Castelo Branco vai ser o palco de uma palestra sobre “Agricultura sintrópica e sustentabilidade” dada pelo agricultor e investigador suíço Ernst Götsch, pioneiro deste sistema que consocia a componente agrícola com a florestal.
De forma simples, a agricultura sintrópica é uma abordagem de cultivo que imita os ecossistemas naturais, promovendo a regeneração do solo e da biodiversidade. Em vez de usar pesticidas ou fertilizantes químicos, esta técnica combina diferentes plantas e árvores, criando um ambiente de cooperação entre elas – as plantas ajudam-se mutuamente, melhorando a saúde do solo, retendo mais água e capturando carbono. O objetivo é criar um sistema agroflorestal sustentável, onde a natureza trabalha em harmonia para produzir alimentos e restaurar a saúde dos ecossistemas.
“Com uma abordagem inovadora e reconhecida mundialmente, Ernst Götsch vai partilhar os seus conhecimentos e experiências sobre como a agrofloresta pode contribuir para a criação de ecossistemas resilientes, promover a biodiversidade e garantir a sustentabilidade agrícola”, refere o Vale da Esteva, que organiza o evento, em comunicado.
A palestra será em português e incluirá uma sessão de perguntas e respostas. Os lugares presenciais já estão esgotados, mas pode ser acompanhada online, no Facebook do Vale da Esteva, a partir das 10h do dia 2 de novembro.