Banco de terras aberto na região centro
Iniciativa abrange seis concelhos e destina-se a proprietários que desejam arrendar terrenos para atividades na área da pastorícia.
Já começaram as inscrições para o novo Banco de Terras para pastores da região Centro, uma iniciativa da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores de Mangualde (COAPE). Esta ação dirige-se a quem pretende arrendar as suas terras para atividades na área da pastorícia, designadamente ovinicultura destinada à produção de leite para a produção de queijo Serra da Estrela com DOP.
As candidaturas estão abertas aos proprietários de parcelas rústicas superiores a 3 000 m2 situadas nos concelhos de Mangualde, Nelas, Gouveia, Fornos de Algodres, Penalva do Castelo, assim como nas freguesias de Silgueiros, S. João Lourosa, Fragosela e Povolide, estas no concelho de Viseu.
O programa tem como objetivos facilitar o acesso à terra aos novos empreendedores rurais, evitar o abandono e degradação da paisagem e contribuir para o crescimento da economia rural.
A pré-inscrição (tanto para os proprietários como para os empreendedores) pode ser feita junto da Cooperativa, através do formulário disponível no site da COAPE, ou através do número 232 622 245 e do email cideca@coape.pt; bem como no Gabinete de Apoio ao Agricultor, da Câmara Municipal de Mangualde (contactos pelo 232 619 880 e agricultura@cmmangualde.pt).
O passo seguinte será o agendamento de uma visita ao terreno, com o proprietário, ou de uma reunião com o investidor/empreendedor que procura terreno.