Campanha promove floresta segura 2021
Ação de sensibilização da Guarda Nacional Republicana decorre junto de autarquias, agricultores, caçadores, produtores florestais e escolas.
Prevenir comportamentos de risco que coloquem em causa a segurança das populações, do seu património e da floresta nacional é o objetivo da Campanha Floresta Segura 2021, cuja fase de monitorização e sensibilização está em curso, no terreno, conduzida pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), pela Unidade de Emergência, de Proteção e Socorro (UEPS) e pelos Comandos Territoriais da Guarda Nacional Republicana (GNR).
A campanha deverá decorrer até ao dia 31 de março, com presença sobretudo junto da comunidade escolar, das autarquias, de agricultores, caçadores e produtores florestais. A iniciativa pretende alertar para a obrigação de preservar as faixas de gestão de combustível em terrenos que confinam com edificações e junto à rede viária, além de educar sobre o uso do fogo em queimas e queimadas. Em 2020, foram realizadas 4 179 ações de sensibilização, envolvendo cerca de 60 mil pessoas.
A este período de sensibilização seguir-se-á a fase de fiscalização. No ano passado, a GNR sinalizou mais de 24 mil situações de incumprimento da gestão de combustível, 14 mil das quais em freguesias prioritárias. Foram elaborados 6 257 autos de contraordenação.