Ecopontos florestais reduzem queimadas em viseu
Desde 2019, as populações já depositaram nos ecopontos 770 toneladas de resíduos e sobrantes florestais.
Os ecopontos florestais instalados no Município de Viseu, os primeiros do género em Portugal, já recolheram 770 toneladas de resíduos florestais desde a inauguração, em 2019, nas freguesias de Bodiosa e Barreiros Cepões.
Os pontos de depósito de biomassa florestal estão a contribuir para a redução do número de queimas e queimadas no concelho, ao permitirem às populações locais encontrarem destino para os resíduos e sobrantes florestais que todos os anos extraem das suas propriedades. A rede de ecopontos foi aumentada o ano passado com um local na freguesia de Côta e até ao final deste ano será aberto outro em Calde.
As juntas das freguesias beneficiadas com os ecopontos asseguram o transporte dos resíduos para a central de biomassa de Viseu e, desta forma, não só ajudam a diminuir o risco de incêndios florestais, como trazem rendimento com a venda da biomassa para a produção de energia renovável.
Em funcionamento desde 2019, a central de biomassa de Viseu desempenha um papel importante no desenvolvimento económico local e criação de emprego na região. A unidade, que representou um investimento de 52 milhões de euros, tem uma potência instalada de 15 MW e uma necessidade anual de resíduos florestais de 140 mil toneladas.