Notícias

Eucalipto globulus eleito Árvore do Ano

Um eucalipto português, situado no concelho de Viseu, vai representar o País no concurso europeu Tree of the Year.

A árvore portuguesa mais votada no concurso Árvore do Ano 2023, promovido pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, é o eucalipto globulus de 140 anos situado na aldeia de Contige, na freguesia de Sátão, em Viseu.

A escolha dos cerca de 20 mil votantes online recaiu este ano, pela primeira vez, num eucalipto, que será agora o representante de Portugal no concurso europeu Tree of the Year, que decorre durante o mês de fevereiro em https://portugal.treeoftheyear.eu, organizado pela organização ambiental Environmental Partnership Association- EPA.

A UNAC assinala que, “depois de as edições anteriores premiarem exemplares notáveis de espécies autóctones ou ornamentais, este ano o público elegeu o Eucalipto de Contige”, levando esta organização a considerar a possibilidade de existir “uma nova geração na opinião pública para a qual o eucalipto é encarado em pé de igualdade com as restantes árvores, sendo a sua beleza e porte alvo de atenção, justificando que há espaço para todos”.

O Eucalipto de Contige, que obteve 3.046 votos, é um dos maiores exemplares do País, com 43 metros de altura e um perímetro de tronco de 11 metros. Foi plantado em 1878 à beira da antiga Estrada Nacional 229 e está classificado como árvore de interesse público desde agosto de 1964.

O eucalipto faz parte da paisagem e da biodiversidade nacional há mais de 200 anos, num processo de naturalização que começou pela vertente ornamental, com a presença de exemplares monumentais em espaços como o Parque Florestal de Monsanto, a Mata Nacional do Bussaco, o Parque de Serralves e o Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A fácil adaptação da espécie globulus ao clima e solo nacional, a par da excecional qualidade das suas fibras, levaram ao reconhecimento da sua relevância económica. Tornou-se importante para usos domésticos, para a atividade agrícola (vedações) e para as travessas dos caminhos-de-ferro. Posteriormente, demonstrou ser a espécie mais eficiente para a produção de pasta de celulose, tornando-se referência mundial enquanto matéria-prima para papéis da mais elevada qualidade, e que afirmam o setor nacional nos mercados além-fronteiras.

A The Navigator Company é hoje líder europeia na produção de papel de impressão e escrita, e líder mundial no segmento Premium, sendo também a maior produtora europeia de pasta branqueada de eucalipto, e quinta a nível mundial. O setor da pasta e do papel assegura 4,5% das exportações portuguesas e 43% das exportações do setor florestal. As vendas do setor totalizaram 1,3% do Produto Interno Bruto e as exportações representam o dobro das importações, sendo este um dos setores que mais contribui positivamente para a balança comercial portuguesa.