Notícias

Floresta e biodiversidade recebem apoio de 500 000 €

O objetivo deste financiamento público é apoiar uma nova cultura ambiental. Das 123 candidaturas recebidas, foram aprovadas 13.

Patrimonio-florestal

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) selecionou 13 projetos para financiamento ao abrigo do Fundo Ambiental, com vista a restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, e combater a desertificação e a perda de biodiversidade. Estes projetos enquadram-se num dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – “Proteger a vida terrestre” – e irão beneficiar de um financiamento total de 500 mil euros.

Esta verba, disponibilizada no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, é dirigida para organismos públicos, municípios, estabelecimentos de ensino, empresas e organizações não-governamentais de ambiente, à qual se candidataram 123 projetos. Os 13 aprovados pelo MAAC representam um investimento de 636 mil euros, dos quais 498,4 mil euros são garantidos por este programa, com uma taxa de comparticipação final de 78%.

No total, o Fundo Ambiental, que inclui mais duas áreas (produção e consumo sustentáveis, e saúde de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis), atribui este ano 1,5 milhões de euros a um total de 46 projetos de educação ambiental (de 312 candidaturas), mais cinco que em 2019.