Notícias

Freguesias prioritárias para limpeza florestal em 2023

As 998 freguesias identificadas este ano como prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível cobrem 32% da superfície do continente.

Este ano, são 998 as freguesias consideradas prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível, menos três que em 2022, totalizando 32% da superfície do continente e 2,2 milhões de hectares de espaços florestais.

O despacho que enumera a lista de freguesias informa que foram mantidos os critérios no ano passado, “que incorporam as componentes de perigosidade conjuntural de incêndio rural e de valor dos ecossistemas”. Alerta ainda que estas prioridades não isentam “os agentes gestores do território do cumprimento de todas as disposições previstas na legislação de gestão de fogos rurais, não se limitando naturalmente o âmbito da fiscalização pelas entidades competentes às áreas e prazos referidos”.

A fiscalização da gestão de combustível nas 998 freguesias prioritárias é realizada entre 1 e 31 de maio nos terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais (numa faixa de 50 metros) e nos aglomerados populacionais. Para as redes viária e ferroviária, e nas linhas de transporte e distribuição de energia elétrica, será feita entre 1 e 30 de junho.