Notícias

Governo manda limpar terrenos até 15 de Março

A manutenção das faixas de gestão de combustíveis visa a defesa da floresta contra incêndios, nomeadamente a proteção de bens e pessoas.

homens a limpar matos

Os proprietários florestais têm até ao próximo dia 15 de março para assegurar a limpeza dos seus terrenos, segundo determina a lei do Orçamento de Estado para 2021. Os trabalhos para a implementação de faixas de gestão de combustível abrangem faixas de 50 metros à volta de habitações e outras edificações, e faixas de 100 metros à volta de aglomerados populacionais, parques de campismos e zonas industriais, visando a defesa da floresta, nomeadamente a proteção de bens e pessoas.

Numa reação à determinação governamental, a Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais (FNAPF) já veio defender a prorrogação do prazo de limpezas de terrenos até 31 de maio, argumentando com as condições meteorológicas “mais adversas” – a chuva intensa deixou muitos terrenos alagados, dificultando o acesso de máquinas – e o confinamento geral decretado devido à pandemia de COVID-19.

Refira-se que, em 2020, o prazo de limpeza das faixas de gestão de combustíveis foi prorrogado até 31 de maio, no âmbito das medidas excecionais e temporárias relativas ao surto pandémico que parou o país.