Notícias

Mais produtividade com tecnologia na gestão

Nova solução, direcionada para associações de pequenos produtores, promete informação em tempo real para quem precisa de tomar decisões.

inflor mobile

Maximizar a performance na gestão de ativos florestais, disponibilizando informação em tempo real aos proprietários e técnicos florestais é a função do Sistema de Gestão Florestal Inflor, software apresentado pela portuguesa Pineyard Systems, em associação com a Inflor, detentora de uma quota de 80% do mercado no Brasil.

A tecnologia aplicada à gestão no terreno é uma ferramenta indispensável para melhorar a produtividade e facilitadora da obtenção da certificação florestal, que, como realça Nuno Antunes, sócio-gerente da Pineyard, pode adicionar 15% ou mais ao preço da madeira.

Além de mais de metade da floresta portuguesa não estar certificada, “temos predominância de pequenos e médios produtores florestais, que podem ter dificuldade de acesso à gestão profissionalizada. É esse segmento que queremos alcançar, levando a ferramenta de gestão florestal a associações e cooperativas que representam e organizam esses produtores”, explica Nuno Antunes.

Especialistas afirmam que Portugal poderia aumentar a sua produção em mais 50%, mantendo a área de floresta atual. Por isso, as tecnologias de informação serão inevitáveis na produção de madeira. “O gestor precisa ter na sua mão informações, não apenas relacionadas com o planeamento das atividades e todo o controlo operacional, mas também precisa de conhecer todos os custos de produção e o valor da sua madeira em qualquer fase do crescimento”, faz notar Fabrício Emiliano, gerente de vendas da Inflor, cujo software de gestão florestal gere atualmente mais de 12 milhões de hectares em várias partes do mundo.