“Montra” para uma melhor floresta
O programa “Melhor Floresta”, coordenado pela Biond, está já a provar que uma gestão florestal adequada se traduz em mais sustentabilidade.
O programa “Melhor Floresta” já tem resultados para mostrar. De norte a sul do país, sob a coordenação da Biond, há três Áreas Piloto e 15 Campos de Demonstração onde os resultados de uma gestão florestal adequada são já visíveis.
Nas zonas intervencionadas estão a ser replicadas as melhores práticas silvícolas, com vista a uma melhor gestão e renovação da floresta, redução do risco de incêndio, controlo de espécies invasoras e combate de pragas e doenças.
Por se tratar de um programa com caráter demonstrativo, as Áreas Piloto e Campos de Demonstração formam uma “montra” que é possível visitar e onde se pode assistir a demonstrações técnicas.
As três Áreas Piloto, coordenadas pela Biond, localizam-se em Castanheira de Pera, Castelo de Paiva e Pedrógão Grande (Nodeirinho). Em conjunto, correspondem a mais de 2.600 hectares. Representam modelos sociais de gestão do território distintos, isto é, os seus proprietários ou gestores são de tipologias diferentes, mas uniram-se para demonstrar que é possível fazer “Melhor Floresta”.
Já os 15 Campos de Demonstração sob a intervenção da Biond partilham o facto de incidirem em áreas percorridas pelos fogos e que se encontravam abandonadas, sendo que cada um deles tem características próprias, nas quais se pretende abarcar a maior parte das “realidades” que existem no nosso país. A dinamização destes territórios tem como objetivo promover uma gestão florestal ativa, através de operações de manutenção florestal que reduzam o risco de incêndio e promovam a melhoria da produtividade e da cadeia de valor, considerando as melhores práticas atuais, desenvolvendo ações de demonstração para outros proprietários, suas organizações, entidades gestoras de certificados de gestão florestal, prestadores de serviços, entidades locais, municipais, regionais ou mesmo nacionais. Estes Campos de Demonstração estão localizados nos concelhos de Abrantes, Águeda, Alenquer, Anadia, Cadaval, Ferreira do Zêzere, Monchique, Mortágua, Oliveira de Frades, Pedrógão Grande, Pombal e Viana do Castelo.
Além da rede de Áreas Piloto e Campos de Demonstração, este projeto também pretende desenvolver e promover uma plataforma digital que congregue bases de dados das boas práticas florestais. Uma ferramenta que permita a melhoria da transferência do conhecimento e qualificação dos vários agentes do setor, entre os quais as pequenas e médias empresa florestais dos vários pilares das cadeias de valor florestal.
Por se tratar de um programa com caráter demonstrativo, as Áreas Piloto e Campos de Demonstração formam uma “montra” que é possível visitar e onde se pode assistir a demonstrações técnicas.
No programa “Melhor Floresta” participam entidades empresariais como a 2BForest e a Unimadeiras; organizações de produtores florestais como a Forestis – Associação Florestal de Portugal e a UNAC – União da Floresta Mediterrânica; entidades da academia e investigação como a Escola Superior Agrária de Coimbra, o ForestWise – Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Instituto Superior de Agronomia e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; e conta ainda com a participação da Comunidade Intermunicipal de Coimbra.
O investimento global é superior a 2,4 milhões de euros e é apoiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).