Reportagens

Navigator aposta no mercado da embalagem

Através da nova marca gKraft, a Companhia de base florestal apresenta soluções de packaging mais sustentáveis e amigas do ambiente.

Com a entrada em vigor da legislação portuguesa que proíbe os plásticos de utilização única, a The Navigator Company lançou uma nova linha de negócio de produtos para packaging (embalagem), sob a marca gKraft, com o objetivo de contribuir para acelerar a transição do uso do plástico para a utilização de fibras naturais, recicláveis e biodegradáveis, renovando o seu compromisso com a sustentabilidade e com a preservação do ambiente.

A nova linha de papel para packaging apresenta-se como “a” solução que garante a redução do recurso a materiais de origem fóssil, como é o caso da generalidade do plástico, optando por materiais de base renovável e biodegradável a partir da floresta – “From Fossil to Forest” – permitindo assim a construção de um futuro sustentável. Estas novas soluções criadas pela Navigator foram desenvolvidas para as necessidades específicas do mercado de packaging, com especial incidência nos segmentos industrial e retalho: alimentar, restauração, farmacêutico, vestuário e cosmética.

Refira-se que os produtos de base florestal, particularmente os obtidos a partir de florestas plantadas, são fundamentais para a transição de uma economia linear e fóssil –baseada em recursos finitos, hostil para o clima e, por isso, sem futuro – para uma bioeconomia circular sustentável, favorável para a natureza e neutra para o clima.

Eucalyptus globulus: uma fibra única

Ao contrário do que até aqui se conhecia, o Eucalyptus globulus surge agora também como uma matéria-prima muito adequada para distintos tipos de embalagem de papel, oferecendo, assim, uma alternativa quer às fibras longas do norte da Europa, quer à utilização das embalagens de plástico.

A fibra virgem do Eucalyptus globulus, obtida em florestas geridas de forma responsável e devidamente certificadas,vem potenciar o uso eficiente de recursos numa lógica de “mais com menos”. De facto, a produtividade florestal do eucalipto é superior à do pinheiro nórdico – cinco a sete vezes superior –, mas também exige menor quantidade de madeira de eucalipto para a mesma quantidade de papel, além de apresentar maior rotatividade e, assim, contribuir para maximizar a captação de dióxido de carbono na mesma área.

A nova linha de papel para packaging da Navigator contribui para reduzir o recurso a materiais de origem fóssil, como é o caso do plástico, optando por materiais de base renovável e sustentável a partir da floresta.

Dada a sua morfologia e estrutura molecular, esta espécie de eucalipto é, também, reconhecida por potenciar mais ciclos de reciclagem, apresentando uma taxa de reciclabilidade muito superior face a outras fibras papeleiras, tal como foi demonstrado em diversos estudos laboratoriais desenvolvidos em universidades japonesas e portuguesas.

Refira-se que esta gama de produtos de embalagem gKraft tem por detrás um vasto programa de investigação, desenvolvimento e inovação, liderado por uma equipa multidisciplinar, suportada pelo RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel.

Mais segurança e higiénica

Para além de providenciar embalagens mais leves e com a mesma resistência, esta nova gama de papéis para packaging produzida com recurso a fibra virgem é, também, mais segura e higiénica para o contacto com a pele e alimentos, nomeadamente por comparação a papéis reciclados que, pelo facto de conterem químicos nocivos, viram já o seu uso ser interditado em alguns países europeus sempre que existe contacto direto com alimentos.

Nesse sentido, a Navigator assegurou a aprovação dos papéis para contacto alimentar junto do ISEGA, instituto alemão de certificação de produtos de embalagem, bem como junto do InnovHub em Milão, garantido a máxima segurança dos seus produtos para a indústria alimentar – sendo usados, por exemplo, na produção de caixas para pizza -, elaborados a partir de fibra virgem e, nessa medida, sem riscos de contaminação.

A nova marca da Navigator disponibiliza, ainda, um selo de qualidade que poderá ser aplicado por todos os produtores que usarem o papel gKraft como matéria-prima, reforçando, assim, o seu compromisso para um mundo sustentável.

Para além de providenciar embalagens mais leves e com a mesma resistência, esta nova gama de papéis para packaging é, também, mais segura e higiénica para o contacto com a pele e alimentos.

Este selo de qualidade comprova ao consumidor final que o produto que está a utilizar, sendo uma solução natural, reciclável e biodegradável, contribui para o aumento da fixação de carbono, produção de oxigénio, proteção da biodiversidade, fertilização do solo e para o combate às alterações climáticas.

Necessidades específicas do mercado

A nova marca gKraft agrega três submarcas dirigidas a necessidades específicas do mercado:

– a FLEX está indicada para embalagens flexíveis e destinadas à indústria alimentar, restauração e comércio farmacêutico;

– a BAG destina-se a embalagens para produtos de retalho (usada já por grandes marcas internacionais como a Zara, Victoria Secret, Desigual, Nike, Museu Cristiano Ronaldo ou Real Madrid, que adotaram o papel Navigator para os seus sacos de papel, contribuindo para o combate à utilização de plástico de uso único);

– a BOX (focada em papel para caixas de cartão canelado) foi pensada para embalagens de maior resistência, com destino à indústria e ao retalho, nomeadamente no comércio alimentar, onde a necessidade crescente de embalagens shelf-ready, nomeadamente em ambientes refrigerados, é hoje fundamental.